sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Sobre o Fim e Mim

Almejou no meio de todo Azul
Um Sorriso Qualquer
Um Vinho Barato
Um Resto de Noite
E um verso
Chamado "Livre".

De forma que lhe incomodava
Pois ele nunca seria livre
Ele lhe pertencia
E falava de suas prisões.
Como ter o nome "Livre"?

Veio o Sorriso Qualquer
Que ele desejara a pouco
Afinal achava engraçado
Estava sempre complexando os fatos
Com sua Filosofia Barata
Que continuava a mesma
Mesmo depois de três anos de prestações
Para torná-la melhor.
E agora parece não significar nada.

Então o Rapaz
Olhou profundamente
No fundo dos olhos
Do Abismo da Alma
Ensurdeceu o Abismo dizendo:
"Eu não me compreendo!"

Teve como resposta
Do Vasto Mundo
O Eco dos seus semelhantes
Que pareciam lhe consolar:
"Compreendo! Compreendo!"

O que o Rapaz não entendia
Era o fato de quanto mais
Ele desesperadamente gritar:
"Eu não me compreendo!"
Mais ainda ouvia
Multiplicadas vozes desesperadoras da vida:
"Compreendo! Compreendo!"
Se nem ele se compreendia.

Então veio o Vinho Barato.
Sentou como quem
Não havia nada a fazer
E esperou vencer a vez
Do Resto de Noite...
Já que o Verso Livre
Não é livre
E sua vez nunca chegaria...

Lamentou sobre o fim
Pois ele(eu) deixou(deixei)
Transparecer que era sobre mim(Nós, ele, eu)
A poesia...

De: Efferson Mendes

6 comentários:

  1. como é dificil compreender a si mesmo, entender os ecos do mundo , do abismo da alma.
    gostei demais do seu blog !!!
    estou seguindo você !!!

    ResponderExcluir
  2. Opa!!! Muito bom ter uma poetisa de sua magnitude me seguindo. Abraços Calorosos...

    ResponderExcluir
  3. muito lindo Efferson, isso é pra algumas pessoas se identificar como é compreender e se compreender...
    ta lindo mesmo, bjos

    ResponderExcluir
  4. Mais que belo. Belo em simplicidade e sutileza. Fiquei completamente envolvida e de repente eu estava recitando em voz alta para mim mesma...

    ResponderExcluir