quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Sobre amizade e balões de festa

Começo pontuando que você não tem a mínima obrigação de concordar comigo e que não és também obrigado a ler até o fim. Quero deixar bem claro que isso não é um pedido de perdão. Confesso que tem uma parte de apelo emocional, mas antes de tudo é o que sinto, são palavras sinceras e observações que construí aos poucos, durante todo o tempo que conheço você.Se me perguntarem “você tem amigos?” direi que tenho sem pensar duas vezes. Agora se a pergunta for “o que é amizade?”. Sou sincero, não saberia descrever. Mas meu amigo, tu conseguistes. Me fez encontrar algo. Sim, você. Embora não saiba és responsável pela idéia louca que me veio na cabeça de comparar amizade com um balão de festa.
Entenda. Balões de festa possuem um colorido de um brilho inflável feliz que reluz a diversidade dessas pessoas há quem somos apegados, que amamos, que nos fazem sentir ciúmes, que nos causam raiva e até choramos por elas, que alguém as nomeou de amigos. Balões e amigos nos cativam rapidamente. Tiram de nós o mais profundo, puro e pueril sorriso num piscar de olhos. Eu diria melhor, em uma rápida passagem de olhar. Bons amigos são como um cacho de bolas. Estão sempre no alto e rodeado por outros balões.
Cada amigo é como um balão vazio. A amizade é assim, precisa ser preenchida com muito cuidado, delicadeza para que não estoure. Passando do limite e estourando não tem como voltar atrás. O que sobrará desta amizade serão apenas alguns pedaços de borracha sem vida. Existem balões que são difíceis de encher, que tomam todo o nosso ar, no entanto quando cheios são os mais gratificantes. Há aqueles que vem com um furo, esses podemos até insistir e encher. Das duas uma, ou ele estoura quando está sendo preenchido, ou estará sempre esvaziando até secar e não existir ar dentro. Acredite, a vida como um pacote de balões contém uma porção maior do que se pensa desses furados. Tem também os que vem com falhas, esses exigem muito cuidado. São dez vezes mais frágeis que quaisquer outros. Mas valem a pena embora às vezes se desfaçam em pouco tempo e até sem motivo.
Os amigos de verdade, O VERDADEIRO AMIGO, está em extinção. Sumiu do mercado. Ficou fora de moda. Perdeu seu lugar na festa da vida. Ele é cafona, brega, retrógrado e também o mais gostoso de todos. Sim, ele é aquele que merece destaque na festa. Ele tem o seu momento, diga-se de passagem, que é um dos momentos mais esperados. Este atinge um tamanho maior que o comum e é preenchido não só de ar, mas de balas, doces e surpresas. Há de se fazer uma observação. Ele tem o momento certo de ser estourado. Morte pública. É uma espécie de "Cristo" para os outros balões. Porém o seu sacrifício vem com vida, exala ressurreição, multiplica felicidade, produz olhos brilhantes e corações acelerados.
A amizade tem beleza serena e fragilidade de um balão. Pena que às vezes nos comportamos como garotos em final de festa e os estouramos descontroladamente sem reparar o colorido de um brilho inflável feliz que reluz a diversidade dos amigos.
Espero que tenhas lido até o fim...                                                             

De: Efferson Mendes

3 comentários:

  1. nossa amei, ate chorei é amigos e baloes sao mesmo iguaise sim vale apena investir nas nossas amizades...

    ResponderExcluir
  2. AMEIH AMEIH!!! E SIM EU LI ATÉ O fimmmmmmmmmmmmmmmmmmm!

    ResponderExcluir
  3. muito bom o texto, parabéns.

    ResponderExcluir