domingo, 10 de abril de 2011

Metamorfose

Rompeu o casulo, admirou suas asas e voou. Pois já não era a mesma.

Mudança, transformação, mutação, metamorfose, ebulição, solidificação, rotatividade... Você acredita em mudança? Ao retornar ao rio, o homem e o rio não são os mesmos. Adaptei de um filósofo. Eu acredito. Eu não sou o mesmo de ontem.

Ontem. Ontem vi uma borboleta. Ela estava voando livre e feliz. Suas asas eram lindas e pareciam seguir o ritmo de alguma música. Não consigo imaginar qual seria.

Estava me olhando no espelho. Ontem. Meu rosto já não é o mesmo. Ele possui agora uma infinidade de traços. Esses traços me lembraram os desenhos TRAÇADOS nas asas daquela borboleta. Com uma diferença, o meu rosto não possui mais um colorido. Pontuo aqui uma mudança. Mudança física. Um dia disseram que eu era uma lagarta e que em algum momento da vida sofreria metamorfose. Acordaria borboleta. Aconteceu. Eu acho. Só não encontrei minhas asas.

Eu sou metamorfose ambulante de Raul Seixas. Essa é a música que meu bater de asas seguiria o ritmo se eu fosse uma borboleta. Elas mudam a cada bater de asa e pairam no ar... Sabia?

A borboleta paira no ar. Nós humanos paramos na vida. Cazuza já dizia: O tempo não para. O mundo também não. Esse está girando, girando e girando... Igual a roda gigante. Só que ele não dá intervalos para descer ou subir. Rotação. Embora muita gente não lembre aprendemos isso no segundo ou terceiro ano do fundamental. Obrigatoriamente isso te causará mudanças. Mudança corporal, física e estrutural. As marcas do meu rosto são prova disso. O interno, o que se passa na sua cabeça, não muda tão fácil. Depende de você, dos outros... Depende de um tudo. No fundo, no fundo eu sempre fui o mesmo.

“Serei sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma sempre.” Quero entender, absorver, viver essa frase de Clarice Lispector.

Essência. Essa deve ser a palavra. Borboletas são borboletas, mas um dia foram lagartas que passaram por processos (mudanças) e embora tenham asas hoje, continuam com a mesma essência de antes. Você acredita em mudanças?

Sim, eu acredito. E se não encontrei minhas asa é que ainda sou lagarta. Estou em processo de transformação. Prestes a romper o casulo.

O tempo não para. O mundo está sempre girando. A vida é dinâmica e nós estamos nos metamorfoseando.

De: Efferson Mendes

Um comentário: